Faça yoga e reforce a sua saúde – 3

BaddhaSuptaKonasana

Supta Konasana.

Um dos distúrbios mais comuns, que afeta o quadril e a coluna lombar, é a ciática.

A dor na ciática se inicia na nádega e irradia-se para baixo, na parte de trás da coxa, na panturrilha e na borda externa do pé.

Esse incômodo pode ser causado por repetitiva elevação de peso, prolongada permanência com o tronco flexionado à frente, mas na maioria das ocorrências a causa permanece desconhecida.

Permanecer na postura sentada prolongadamente, movimentos bruscos, e até a prática esportiva, podem piorar essa situação, que afeta grande parte das pessoas.

Na yoga, existem diversas posturas que ajudam a prevenir, ou até mesmo curar, dores na coluna provenientes do nervo ciático, sendo uma delas a Supta Konasana.

Além disso, o supta Konasana auxilia na eliminação da gordura corpórea, bem como na limpeza do esôfago e vísceras.

Faça yoga e reforce a sua saúde!

Faça Yoga e reforce a sua saúde – 2

Prasarita Padottanasana

Asana é nome que se dá às posturas físicas na Yoga. Existem uma infinidade de posturas, das mais fáceis às mais avançadas, e todas são possíveis de serem executadas, desde que se percorra o caminho natural segundo as orientações da yoga.

Dentre as diversas posturas, temos o Prasarita Padottanasa, uma postura de fácil execução, mas que traz inúmeros benefícios.

Com a pratica regular do Prasarita Padottanasana, consegue-se reduzir a gordura da cintura, alongar e tonificar os músculos das pernas e da coluna. Atinge também os órgãos internos, promovendo a limpeza dos órgãos abdominais, genitais e pulmões. Estimula o sistema nervoso.

Faça Yoga e reforce a sua saúde.

Urdhva Mukha Paschimottanasana

Urdhuva Mukha Paschimotanasana

Essa postura fortalece os órgãos genitais e pode auxiliar na cura de infecções urinárias, dificuldade ou impossibilidade de urinar, sensação de queimação. Quando se pratica essa postura corretamente, com as costas firmes, o queixo tocando os joelhos, e o olhar aos pés, Urdhuva Mukha Paschimotanasana estimula e reforça os Granthis Traya, que são os 3 “nós” sutis que são obstáculos para a livre passagem da energia vital.

São Chamados de Granthis Traya (o trio de Granthis). Brhama Granthi (relacionado a Tamas), Vishunu Granthi (relacionado a Rajas) e Rudra Granthi (relacionado a Sattva), localizados na coluna vertebral, internamente no osso do cóccix.

Eles ficam no corpo físico mas se relacionam com os níveis de consciência e Buddhi — e é ali que coisas como apego, ilusão, ego exacerbado, estão presentes em nós fisicamente.

Os 3 nós:

Brahma Granthi, que é a força total de Tamas — energia de desconexão, letargia, negatividade, interpretação incorreta do que ocorre e até erros de interpretação dos sentidos, tipo não escutar ou realmente enxergar algo sem nada a ver com problemas físicos– fica no muladhara e é ligado a apego a coisas materiais, prazeres, atitudes repetitivas.

Vishnu Granthi é ligado ao Rajas — energia de ação, ambição, paixões, apegos emocionais, e pode ir para controle e agressividade– tem conexão com o anahata chakra.

Rudra Granthi é ligado ao Sattva –a fagulha da vida, a vontade de viver, curiosidade, Também está relacionado ao apego, aos “poderes” conquistados, como os siddhis ou simplesmente crescimento espiritual, experiências transcendentes. Ligado ao ajna chakra.