Urdhuva Mukha Paschimotanasana
Essa postura fortalece os órgãos genitais e pode auxiliar na cura de infecções urinárias, dificuldade ou impossibilidade de urinar, sensação de queimação. Quando se pratica essa postura corretamente, com as costas firmes, o queixo tocando os joelhos, e o olhar aos pés, Urdhuva Mukha Paschimotanasana estimula e reforça os Granthis Traya, que são os 3 “nós” sutis que são obstáculos para a livre passagem da energia vital.
São Chamados de Granthis Traya (o trio de Granthis). Brhama Granthi (relacionado a Tamas), Vishunu Granthi (relacionado a Rajas) e Rudra Granthi (relacionado a Sattva), localizados na coluna vertebral, internamente no osso do cóccix.
Eles ficam no corpo físico mas se relacionam com os níveis de consciência e Buddhi — e é ali que coisas como apego, ilusão, ego exacerbado, estão presentes em nós fisicamente.
Os 3 nós:
Brahma Granthi, que é a força total de Tamas — energia de desconexão, letargia, negatividade, interpretação incorreta do que ocorre e até erros de interpretação dos sentidos, tipo não escutar ou realmente enxergar algo sem nada a ver com problemas físicos– fica no muladhara e é ligado a apego a coisas materiais, prazeres, atitudes repetitivas.
Vishnu Granthi é ligado ao Rajas — energia de ação, ambição, paixões, apegos emocionais, e pode ir para controle e agressividade– tem conexão com o anahata chakra.
Rudra Granthi é ligado ao Sattva –a fagulha da vida, a vontade de viver, curiosidade, Também está relacionado ao apego, aos “poderes” conquistados, como os siddhis ou simplesmente crescimento espiritual, experiências transcendentes. Ligado ao ajna chakra.